English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 31 de maio de 2011

Paciência Para Ser Paciente

Crianças são imediatistas: “Mas eu quero a sobremesa agora!” “A gente já chegou?” “Já podemos abrir os presentes?” Em contraste, conforme envelhecemos, aprendemos a esperar. Estudantes de medicina esperam enquanto fazem suas residências médicas. Os pais aguardam com a esperança de que o filho pródigo retornará. Esperamos por aquilo que merece ser esperado, e no processo aprendemos sobre a paciência.

Deus, que é atemporal, requer de nós uma fé madura que saiba lidar com atrasos que aparentam ser provações. A paciência é um sinal dessa maturidade, uma qualidade que só pode ser desenvolvida com o passar do tempo.

Muitas orações na Bíblia resultam de uma espera. Jacó esperou sete anos por uma esposa e depois trabalhou mais sete por ter sido enganado por seu sogro (Gênesis 29:15-20). Os israelitas esperam quatro séculos por libertação; Moisés esperou quatro décadas pelo chamado para guiar o povo e mais quatro décadas por uma Terra Prometida na qual não entraria.

“A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã…” escreveu o salmista (Salmo 130:6). O que me vem à mente é a figura de um guarda contando os minutos para que seu turno chegue ao fim.

Oro por paciência para suportar momentos de provações, para permanecer com expectativa, esperança e fé. Eu oro pedindo paciência para ser paciente.

Meditação: Aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra. (Salmo 130:5)

Pensamento: É raro Deus agir apressadamente.

Leitura: Salmo 130:1-8.




Philip D. Yancey

Nosso Andar Diário – Ministério RBC

sábado, 21 de maio de 2011

Senhor, tu habitas no inacessível e operas no mistério. Sei que te aproximas do abatido e do contrito, por isso, peço-te: Ouve meu clamor, pois meu pecado está diante de mim e não arvoro nenhuma virtude para ser aceito por ti. Não pretendo impressionar- te com falsas onipotências; sou carente de tua misericórdia.

Não te imploro que me poupes das contingências da vida. Estou disposto a trafegar existencialmente por estradas esburacadas e cheias de remendos. Abro mão de imaginar-me blindado e que não experimentarei percalços, doenças, mortes ou angústias. Não, Senhor meu, não espero uma sorte melhor do que a de milhões de irmãos meus. Cada vez que tento orar por algum favor material, sinto-me péssimo. Lembro-me do Sermão da Montanha e, por reconhecer teu cuidado e tua graça, proíbo-me de pedir-te comida e vestimentas. Como posso suplicar que te concentres em mim quando existem milhões sofrendo miseravelmente nas redondezas das grandes cidades? Não posso me considerar único quando existem inúmeros idosos morrendo antes de conseguirem ser atendidos nos hospitais públicos. Dá-me a graça de buscar em primeiro lugar o teu Reino.

Sou um pequeno burguês que jamais poderia pedir-te qualquer benefício além do que já tenho. Antes de bater em tua porta, assalta-me a visão de mães carregando seus filhos com paralisia cerebral para intermináveis sessões de fisioterapia; vejo as casas de taipa sem feijão; não posso evitar as cenas de meninos com latas d’água na cabeça. Como ansiar por privilégios enquanto existirem Darfur, Luanda, Nampula, Mumbai, Pirambu e tantos lugares esquecidos?

Espero de ti um coração de poeta que sofre com a angústia não percebida dos esfomeados. Dá-me uma zanga profética para encarnar tua ira diante da injustiça. Imploro-te o saber do cientista social para explicar os porquês da rapinagem do sistema econômico selvagem que promove tanta desgraça.

Quero achegar-me à sala do trono e achegar-me ao misterium tremendum, onde os anjos escondem o rosto, para ouvir de teus lábios o mandado de levar adiante a tua causa. Dá-me o teu Espírito para que nunca me intimide diante do olhar sisudo dos confortáveis. Permita que eu encarne o teu poder compassivo e expresse tua missão.

Aspiro um coração manso e um espírito tranqüilo para viver com integridade. Espero poder estender minha mão para quem tombou na beira da calçada. Reconheço que muitas vezes me acovardo com a agonia humana. Não quero esconder-me atrás de afirmações religiosas. Se evito ajoelhar-me diante dos piores pecadores para não lhes lavar os pés, não sou digno de chamar-me teu discípulo. Por isso, preciso aprender a capturar a essência do que significa participar de teus sofrimentos. Se ainda não assimilei o valor de abrir mão da vida para ganhá-la, de perdê-la para achá-la, é porque não aprendi que o grão de trigo precisa morrer para dar muito fruto.

Peço-te que me ajudes a enfrentar corajosamente os riscos e os acasos deste mundo perigoso, hostil e imprevisível. Entendo que viver sem apelar para socorros mágicos e extraordinários continua difícil demais para mim. Assim, instrui-me e tua Palavra será suficiente para que eu organize minhas escolhas. Espero poder afirmar: “Bastam-me tuas verdades e princípios para que eu seja mais que vencedor”.

Em momentos tristes, ajuda-me a repetir as palavras de Jesus: “Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, me salva desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora. Pai, glorifica o teu nome!” (Jo 12.27,28). Preciso de tua companhia para resistir à tentação de esperar livramentos que me pouparão da arena da vida. Assim eu seria um covarde. Não quero que teus inimigos digam que eu te sigo como uma fuga. Não pretendo viver alimentando ilusões em nome da esperança.

Pai, põe um guarda em meus lábios para que não jorrem palavras irresponsáveis quando falar contigo. Sei que posso ter o mesmo sentimento que houve em Jesus, que se esvaziou de toda pretensão onipotente para doar-se amorosamente pelos seus irmãos.

Silenciosamente, eu me prostro e suplico: “Ajuda-me a andar humildemente ao teu lado fazendo o bem e praticando a justiça, e isso será tudo”.



Amém.

Ricardo Gondim

terça-feira, 10 de maio de 2011

Construção de um Vaso


Primeira fase:
É assim: Deus escolhe o barro! Dentre 200 tipos de barros conhecidos, somente 8 servem para fazer o jarro!
Sabe o que isso significa? Se você foi escolhido por Deus, isso significa que você é um barro bom.

Segunda fase:
Fase do curtimento: É aquela epoca em que parece que Deus fala com todo mundo, menos com você.
É uma das fases mais importantes, porque o vaso tem que ficar no curtimento. Quanto mais tempo curtindo, maior liga terá. Um vaso grande passa por um longo curtimento.
Esta fase depende do tamanho do vaso que Deus quer fazer de você!

Terceira fase:
Fase do Pisamento: É quando o barro é retirado do curtimento, talvez depois de muito tempo, e colocado em um local para ser pisado. Para que todo ar seja retirado.
Deus permite que você seja humilhado, pisado para poder tirar todo orgulho, vaidade...
Sabe como é? Parece que todos falam mal de você, ninguém lhe entende, julgam suas atitudes, etc.
Quarta Fase:
Agora o vaso precisa ser misturado com a palha fina, pedra triturada e o resto de cerâmica. Um vaso sem esses implementos é um vaso fraco e quebra fácil.
Deus não quer vaso fraco. Quer vaso forte.
Sem o Espírito Santo, humildade, disposição, fé e confiança, o vaso fica fraco.
Ele quer vaso para uso diário, não vaso de porcelana que é usado só de vez em quando.

Quinta Fase:
Chegou a hora do barro virar. Agora depois de todo este processo, o oleiro leva o barro para ser moldado e virar vaso. Depois de Deus ter nos escolhido, nos ter deixado criando liga, ter tirado o nosso orgulho, depois de nos ter fortalecido, Ele finalmente nos começa a moldar.
Então quando estivermos definitivamente prontos, Ele nos enche com Seu Espírito e nos usa de acordo com a Sua vontade. Coloquemo-nos nas mãos do Senhor, e sejamos Vasos de bênçãos!
Adriana F. S. Santos

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Quando Deus promete, Ele cumpre

Gênesis:22

Quando alguém tem intimidade com Deus, conhece a Deus, mesmo que Ele peça algo estranho, que contrarie seus projetos e sonhos, essa pessoa sabe que é a voz dEle e sabe, também, que Deus não falhará com suas promessas.

Vers. 2: "E disse: Toma o teu filho, o teu único filho, Isaque a quem amas, e vai até a terra de Moriá e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas que te direi."

Abraão poderia pensar: "Isso não á a voz de Deus; Ele não me pediria isso; O filho que Ele me prometeu; o filho da promessa"

Ou quem sabe, Abraão passou a noite em claro relembrando o momento em que tomou nos seus braços aquele filho que ele tanto esperou.

Relembrou os momentos de choro da criança; o rosto angelical dela enquanto dormia em seus braços; o beijo; o abraço que em certos momentos aquele filho lhe deu; talvez momentos em que ele olhava para aquela criança todos os dias e, naquele momento, eu imagino que Abraão olhava para o céu e agradecia:

"Muito obrigado Deus! Porque o Senhor prometeu e cumpriu"

O interessante nesta palavra é que Abraão não discute com Deus. Ele não tenta arrumar um jeitinho para sair dessa situação... ele apenas cumpre.

Deus, quando fez este pedido a Abraão, não fez porque era um Deus mal, antes, Ele sabia que Abraão amava àquele rapaz com todas as suas forças.

Abraão não sabia qual era o plano de Deus, mas obedeceu aquilo que o Senhor pediu, porque ele sabia o Deus a quem ele servia e que por mais difícil que fosse a prova, Deus estava no controle.

Talvez na sua vida você enfrenta momentos em que tudo está num mar de rosas, tudo tranquilo, so vivendo as promessas. Ai, de repente, tudo vira de ponta cabeça e vc diz:

"Meu Deus! Por que? O Senhor me prometeu que eu seria próspero, então por que fui despedido?"

"O Senhor prometeu que eu iria casar, então por quê o noivado "de tantos" terminou?"

\"Por que esta luta? Este problema? Esta enfermidade?\"

Abraão foi naquela estrada com o seu filho sabendo que a ordem de Deus era de sacrificá-lo. O que será que se passava na cabeça de abraão naquele momento?

Ele poderia dizer: \"Isaque. Vamos embora! Não quero mais saber deste Deus!\"

Ele poderia ter reclamado, zombado, murmurado, poderia ter tomado várias atitudes, porem ele, simplesmente, obedeceu. Isaque ve a lenha preparada, tudo já arrumado para o sacrifício; o fogo ardendo, então ele pergunta:

\"E agora papai... aonde está o cordeiro?\"

E mais uma vez, em outras palavras, Abraão revela que sabe o Deus que tem, então diz a Isaque:
\"Deus proverá.\"

No momento que ele se prepara para sacrificar o seu filho, Deus se revela à ele; no versículo 12 a Palavra diz que o anjo do Senhor fala com ele:

\"Não faça nenhum mal a teu filho. Porque agora sei que temes a Deus...\"

E continua dizendo no versículo 15:

\"Porquanto fizeste esta ação e não negaste o teu filho, Eu te abençoarei, multiplicarei a sua descendência e todas as nações serão benditas em ti... porque obedeceste a minha voz...\"

O que Deus tem pedido a você que tem sido difícil de suportar?

O que você está passando neste momento e que você ora e diz: \"Meu Deus acho que não vou aguentar.\"

Muitas vezes olhamos para cima, num dia chuvoso e parece que está tudo escuro. Não é assim?

Porém, se você pegar um avião e ultrapassar as nuvens lá em cima, o Sol continua a brilhar

Pode ser que você olha para a sua situação e enxerga a mesma coisa, tudo escuro; porque Deus fez isso, porque Ele permitiu, não tem mais jeito...

E Ele olha lá de cima e só está esperando que você acredite que se Ele prometeu, não importa o que aconteça. basta você seguir o que Ele lhe pede.

Basta você confiar em Deus pois a promessa vai se cumprir no momento em que você se entregar totalmente à Ele e mostrar a sua confiança n'Ele.

Ele proverá tudo aquilo que você precisa...

Deus é fiel...

Deus proverá..



Adriana Lyra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...